Comprar uma casa ou morar de aluguel: qual a melhor opção?

Comprar uma casa ou morar de aluguel: qual a melhor opção?
Na dúvida entre comprar ou alugar? Veja as principais vantagens de cada categoria e escolha a melhor para você. 
O momento de montar o “nosso cantinho” é mágico e único. Comprar novos móveis, pensar na decoração, mas, antes de tudo isso, é primordial escolher o local onde iremos passar os momentos especiais. Essa etapa acaba levantando uma questão importante: devo alugar ou comprar um imóvel? 

Existem diversos fatores que devem ser analisados com calma, afinal, você irá passar uma boa parte de sua vida no local escolhido, além de ser uma fonte de grandes investimentos, seja para alugar ou comprar. Mas o que devemos analisar?

Antes de entrar de cabeça na análise, é importante dizer que não existe uma verdade absoluta, já que cada opção se encaixa em cada situação. Lembre-se sempre de levar em conta a análise do seu futuro e seus planos. 

Preparamos esse texto apresentando todas informações importantes para você tomar uma sábia decisão. Boa leitura!

 

Os custos necessários


Escolhemos iniciar com os custos porque entendemos como esse item é primordial para considerar qualquer opção. Por isso, colocamos como primeiro lugar a análise de todos os custos que compõem cada uma das duas opções. 

Um modo de realizar tudo de forma efetiva, é colocar no papel. As despesas morando em uma casa alugada são fáceis de se colocar em tópicos, já que são bem comuns, como luz, água e gás. Além delas, também será necessário pensar no IPTU, locação, condomínio, seguro-fiança ou depósito caução.

Já a compra, refere-se a outros pensamentos, mesmo que a compra seja em parcelas ou à vista. Para fazer as contas, lembre-se de considerar as parcelas do financiamento, além das clássicas contas: água, luz, gás, condomínio, o IPTU de acordo com o imóvel desejado e as taxas de registro. 

Os custos são importantes, mas não equivalem a 100% das considerações. Existem outros pontos tão essenciais quanto. Veja logo abaixo.

 

Benefícios específicos


Além dos custos para cada opção, elas também possuem vantagens e desvantagens que se diferenciam entre si, outro ponto importante no momento de se decidir. Separamos cada um deles.

 

Vantagens de morar de aluguel


O aluguel é conhecido por muitos como um “investimento temporário”, já que ninguém quer morar de aluguel para sempre, não é mesmo? Apesar disso, ele também possui vantagens e, quem opta por essa categoria, pode usufruir de todas elas. 

Uma das primeiras vantagens é possibilidade de investir em outros planos. Apesar de também necessitar de um capital investido, o aluguel é, na maioria das vezes, mais barato do que uma compra de um imóvel. Por essa razão, pode sobrar uma “graninha” para aplicar em outro plano.

As opções de investimentos podem ser diversas: uma viagem que sempre sonhou, iniciar um curso profissionalizante, comprar um veículo ou, até mesmo, adquirir um imóvel próprio, como uma casa. 

Ter mais possibilidade de mudanças também é um benefício do aluguel. Por não se tratar de um imóvel próprio, não existem restrições que te impeça de se mudar. Caso deseje deixar o apartamento ou a casa alugada, poderá deixá-la, basta arcar com o valor da multa, referente ao contrato, e escolher o novo local.

 

Vantagens de comprar um imóvel


Mudando para o imóvel próprio, os benefícios são tão bons quanto o aluguel. Podemos destacar a primeira vantagem dessa categoria como a possibilidade de chamar o imóvel de seu. Pode parecer algo simples, mas morar em um espaço pessoal é algo grandioso, já que apenas 66,4% dos brasileiros possuem uma casa própria.

Já a segunda vantagem, é a possibilidade de fazer mudanças estruturais. Em casos de imóveis alugados, alterações são praticamente impossíveis de serem realizadas sem a autorização do proprietário, principalmente as grandes, como derrubar uma parede ou levantar um novo cômodo.  

Quando comprado, o imóvel pode ser personalizado como desejar. Pense na vivência em um local durante anos. Depois de um tempo, você acaba aumentando o tamanho da sua família, seja com a chegada de um bebê ou de um cão, e o espaço se torna pequeno. Em um imóvel alugado, as mudanças serão quase impossíveis e logo, seria obrigado a se mudar ou viver mais apertado. Em um imóvel próprio, será necessário apenas os recursos para fazer essa reforma. 

Aspectos de uma vida mais sólida também estão fortemente ligados a um imóvel próprio. Para aqueles que buscam se estabelecer, a casa própria é um dos primeiros passos. 

 

Alta valorização de imóveis


Outro grande e importante benefício é a valorização de um imóvel próprio. Diferente de diversos outros investimentos, uma casa, apartamento ou até um terreno não perde valor com o tempo, muito pelo contrário. 

Para se ter uma noção, os imóveis são categorizados como um dos investimentos com menos riscos do mercado. Isso ocorre porque um imóvel só ganha valorização financeira com o decorrer do tempo, e tudo isso aumentará com as modificações feitas pelo proprietário. Vale ressaltar que tudo isso se intensifica ainda mais nos tempos de pandemia. 

Além disso, um imóvel próprio pode fazer parte de diversas gerações. Estando em posse do proprietário, poderá facilmente ser herdado por um familiar próximo, dando continuidade nos benefícios e também na valorização financeira. 

E não se preocupe caso decida ter outro imóvel. Você como proprietário pode também gerar mais lucros e dinheiro com o aluguel. Logo, você terá uma grande fonte de renda à disposição, criando um ciclo lucrativo muito bom, já que pessoas buscam por imóveis para alugar diariamente. 

 

Comprar um imóvel é difícil? 


O que faz muitos não cogitar a compra de imóvel é o pensamento de que esse desejo é difícil de concretizar. Porém, a maioria dessas barreiras são criadas por crença popular e vamos mostrar que tudo pode ser mais simples do que imaginam.

O primeiro passo é encontrar uma empresa especializada e comprometida em te ajudar. Isso é importante porque a ação de compra de imóvel envolve processos burocráticos, que podem facilmente não ser um problema com a ajuda certa. Além, é claro, de mostrarem as melhores opções de imóveis disponíveis em sua região de interesse.

Nós, da A Casa Certa, estamos no mercado há mais de 8 anos, dando vida ao sonho de ter uma casa própria. Conheça mais sobre nossa empresa e veja como ter um imóvel pode ser fácil.
 
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.png
Quem Somos

A CASA CERTA IMÓVEIS - CRECI 28.028-J
Avenida Manoel Goulart, 1119
Vila Ocidental - Presidente Prudente – CEP 19015-240
(18) 3222-7222    (18) 99764-7222
vendas@acasacerta.com.br

Contato

  Avenida Manoel Goulart, 1119- Vila Ocidental - Presidente Prudente - SP CEP 19015-240

  (18) 99764-7222 (18) 3222-7222

  07:30h as 18:30h Segunda a Sexta e Plantão 24h pelo Celular (18) 99764-7222

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.acasacerta.com.br © 2021. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias