Tudo sobre regularização imobiliária

Tudo sobre regularização imobiliária
Imóvel irregular: Saiba como adequar seu imóvel. Descubra mais neste texto.
Imóveis sem regularização podem acarretar diversos problemas judiciais, afinal de contas, estão propícios a categorização como clandestinos pelo Superior. 

É através da regularização que o proprietário passará a ter de fato direito do imóvel, e poderá também provar que ele pertence ao seu nome. Caso ela não ocorra, diversos problemas podem aparecer como a não possibilidade de negociação, ilegibilidade para heranças e até mesmo a perda do imóvel. 

Para te ajudar neste processo, separamos os procedimentos indispensáveis para a regularização de imóveis. Continue acompanhando este texto e descubra. 

 

Passo a passo para regularizar um imóvel já construído


Após o projeto ter sido concluído, é preciso colocar a “mão na massa” de uma forma diferente, com o objetivo de regularizar o imóvel construído.

Antes de ir de fato aos passos, é importante ressaltar que o alvará de execução é indispensável antes e depois da edificação, portanto, vamos colocá-lo como passo número 1. Você pode consegui-lo na prefeitura municipal.

Buscar o habite-se é o segundo passo. Também conhecido como “Certificado de Vistoria de Conclusão da Obra”, esse documento deve ser solicitado através de uma protocolização de ofício à prefeitura ou secretaria de planejamento. Tal documentação é um certificado que comprova que o projeto foi criado com um responsável técnico capacitado.

Outro indispensável documento é a Certidão Negativa de Débitos (CND), portanto, é o passo número 3 na regularização. Ele atesta a inexistência de débitos e para emiti-lo, dependerá do envio à Receita Federal da Diso, feito através do site oficial. Caso existam pendências, o CUB (Custo Unitário Básico) será levado em consideração para calcular a contribuição necessária.

Averbar o projeto no registro de imóveis é o passo final. Serão necessários todos os documentos das etapas anteriores. Após pagar os custos para registrar um Documento de Arrecadação Judiciária, o cartório retornará uma certidão da propriedade. 

 

Processos para imóveis não regularizados


Para imóveis sem escritura e registro, será necessário pagar pelos documentos. O valor da escritura irá variar de acordo com o preço e também do estado que o imóvel se localiza. Já o registro é baseado em uma tabela de preço específica. Realize o pagamento no Cartório de Registro de Imóveis.

Imóveis que não possuem o habite-se também podem ser regularizados. Será necessário conseguir o documento, para isso, deve-se contratar um engenheiro para realizar a planta da obra de forma regularizada e logo em seguida, entregá-la à prefeitura e solicitar a documentação.
Não se esqueça do ITBI. Ele é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, recolhido pela prefeitura da cidade, em processos de compra e venda. Ele é calculado de acordo com o valor do imóvel.

 

Como comprar imóvel sem tanta burocracia? 


As papeladas são indispensáveis, já que a documentação é como o RG dos imóveis. Porém, é possível encurtar todo o processo tendo o auxílio de empresas especializadas em vendas de imóveis

Nosso time está preparado para te oferecer muito mais que um espaço para constituir o seu lar. Também auxiliamos o passo a passo para garantir toda a documentação necessária de um imóvel regularizado.

Portanto, caso tenha interesse em adquirir um imóvel, seja apartamento, terreno, casa residencial comum ou em condomínio, navegue por nosso site e conheça as opções disponíveis para você.

 
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.png
Quem Somos

A CASA CERTA IMÓVEIS - CRECI 28.028-J
Avenida Manoel Goulart, 1119
Vila Ocidental - Presidente Prudente – CEP 19015-240
(18) 3222-7222    (18) 99764-7222
vendas@acasacerta.com.br

Contato

  Avenida Manoel Goulart, 1119- Vila Ocidental - Presidente Prudente - SP CEP 19015-240

  (18) 99764-7222 (18) 3222-7222

  07:30h as 18:30h Segunda a Sexta e Plantão 24h pelo Celular (18) 99764-7222

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.acasacerta.com.br © 2021. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias